segunda-feira, 10 de junho de 2013

JUVENAL JUVÊNCIO, um dos maiores presidentes da história do SPFC ou uma farsa?


Bom dia/tarde/noite, caros companheiros do blog, facebook, e do site SPFC.net.
Depois do movimentado e debatido tema Cicinho, diante da ausência de jogos do SPFC neste final de semana e de grandes novidades a serem discutidas no cotidiano tricolor, venho aqui ousar colocar em pauta provavelmente o tema mais polêmico dentro da torcida são-paulina: JUVENAL JUVÊNCIO.

Antes de discutir tudo que ele fez de certo ou errado na sua longa história pelo clube, vou tentar fazer um resumo histórico para situar os torcedores mais desinformados e depois colocarei tudo que me lembro de bom e ruim em suas gestões.

COLOCO DESDE JÁ: NÃO TENHO O MENOR INTUITO DE ESGOTAR O TEMA. Provavelmente muita coisa não será escrita pelo fato de não me lembrar ou por não saber e peço a todos que me ajudem a enriquecer o texto.
Logo, conforme eu for lendo os comentários vou atualizando o texto no Blog do Pliniao com tudo que achar relevante. (http://pliniaospfc.blogspot.com.br/)

1 - SOBRE JJ e o SPFC

Conhecido por seu jeito extravagante, sua fama alcoólica e seus discursos memoráveis, JJ exerceu profissionalmente durante sua vida 4 principais atividades: Advogado, dirigente da CECAP (CDHU - foi acusado de corrupção e foi cassado), político (foi deputado estadual suplente e vereador suplente), e construiu sua carreira política/administrativa no SPFC até o cargo de presidente.
Natural de Santa Rosa do Viterbo, o mandatário tricolor que hoje tem 81 anos é um ser único construído e moldado na política paulistana/paulista.
Formou-se em Direito em São José dos Campos e foi para a capital ainda jovem. Ingressou na política e se candidatou a vereador pelo PDC, deputado suplente, e por aí foi angariando seus aliados e/ou "amigos".
O principal deles é muito conhecido: Laudo Natel.
O ex-governador do estado de SP (2x), Laudo Natel, não só foi a ponte que ligou JJ ao SPFC, mas também foi a a pessoa que lhe deu o cargo de diretor da CECAP (atual CDHU - construções de casas populares) no seu segundo mandado e que lhe "ensinou" todos os caminhos da política. Tudo isso nos meados de 1960 - 1975.
E foi por essa porta que JJ adentrou ao SPFC, como sócio e depois conselheiro vitalício, mas só veio a ter uma participação efetiva no clube entre 1984-1988 como diretor de futebol do presidente Carlos Miguel Aidar (Atual diretor jurídico do SPFC e filho de outro ex-presidente do clube, Henri Aidar - E ex-chefe da Casa Civil de Laudo Natel).
Em 1988 foi eleito presidente do clube pela primeira vez com apenas 1 voto de diferença e exerceu o cargo até 1990. Marcelo Portugal Gouveia era seu diretor de futebol.
Em 1990 perdeu a reeleição para José Eduardo Mesquita Pimenta, da oposição, e ficou afastado por alguns anos da vida política do clube (que seguiu com Casal de Rey por 2 mandatos). Voltou a cena apenas depois de 1996 com a eleição de Paulo Planet Buarque como Presidente do Conselho Deliberativo do Clube (ex-deputado estadual por 10 anos na época de Laudo Natel e trabalhou no Tribunal de Contas de SP).
Paulo Planet Buarque chegou a ser presidente do SPFC por alguns dias com a saída de Marcelo Portugal Gouveia para o Japão no Mundial de 2005.
Assim foi recuperando toda sua força política dentro do clube até que foi chamado para ser diretor de futebol do clube novamente em 2002/2003 com a eleição de MPG.
JJ quis até sair do cargo após o primeiro mandato, mas foi convencido do contrário pelo próprio MPG.
Ficou até 2005 e se reelegeu presidente do clube em 2006.
Função que permanece até os dias atuais e ficará até 2014.

Essa é a trajetória de JJ dentro do SPFC, resumidamente e dentro do que sei e já li, claro. A maior parte do que escrevi pode ser facilmente encontrada na internet, local que reconfirmei alguns pontos.

2 -  O SPFC ATUAL
O SPFC atual está muito longe do SPFC que o torcedor se acostumou a ver entre 2005/2009, daquele histórico de 1991/1994 e até mesmo do clube que sonha ver na atualidade. Time até pouco tempo vencedor, exemplo, paradigma de boa gestão administrativa e financeira, moderno, enfim, tudo de bom que era ontem, parece não ser mais hoje.
Dizem que o clube e JJ desaprenderam o caminho do sucesso.
Outros que o clube parou no tempo e foi ultrapassado por rivais que aplicaram sua própria metodologia.
Há ainda os radicais que veem na gestão de JJ a pior de "todos" os tempos.
Muitos agem pelo calor da paixão, pela frustração das derrotas, pela agonia das provocações rivais, e poucos pelos fundamentos de fato, pela racionalidade, por conhecimento de causa.
Não que os estudiosos da história do SP gostem de JJ. Não quis dizer isso.
Mas poucos conhecem toda essa longa história repleta de erros e acertos para poder julgar, com precisão, quão brilhante ou incompetente é de fato Juvenal Juvêncio.

E é com base no que sei (que provavelmente é insuficiente) e em tudo que o torcedor comum pode ter acesso que venho propor uma lista com os principais erros e acertos desta figura ímpar no mundo do futebol.

3 - OS ACERTOS


Primeiramente os resultados:
a) Como diretor de futebol (1984-1988 e 2003-2005) seus principais trabalhos foram:
- Campeão Paulista 1985
- Campeão Brasileiro 1986
- Campeão Paulista 1987
- Vice Paulista 2003
- 3o colocado Campeonato Brasileiro 2003
- 3o colocado Campeonato Brasileiro 2004
- Semi Final Libertadores 2004
- Campeão Paulista 2005
- Campeão Libertadores 2005
- Campeão Mundial 2005

b) Como presidente (1989/1990 e 2006-2013) seus principais trabalhos foram:
- Vice Brasileiro 1989
- Campeão Paulista 1989
- Campeão Brasileiro 2006
- Campeão Brasileiro 2007
- Campeão Brasileiro 2008
- Vice Campeão Brasileiro 2009 (mesmo pontos que o Internacional)
- Campeão Sul-Americana 2012
- Vice Campeão Libertadores 2006
- Semi final Libertadores 2010

Total:
4 títulos brasileiros
5 paulistas
1 mundial
1 libertadores
4 Campeonatos brasileiros em 2o/3o colocação.
1 Vice da Libertadores
2 Semifinais da Libertadores.
Nos 15 anos a frente do clube (como diretor de futebol ou presidente) conquistou 10 títulos + 4 campeonatos brasileiros bem colocados (2o ou 3o). A maioria dos títulos de suma importância e que pouquíssimos clubes conquistaram em TODA sua história.

c) Como diretor e presidente do SPFC liderou em sua 1a passagem de 1984/1990 uma fase de transição entre a os times de Zé Sérgio, Waldir Peres, Renato, etc.., para a fase dos "Menudos" do Morumbi com Muller, Silas, Sidney, Pita, etc..
O time ainda teve nessa fase jogadores como Oscar, Daryo Pereyra, Gilmar, Careca, etc...
Em 7 anos foi bem em 4 e conquistou títulos importantes como o Brasileiro de 1986.
Promoveu o que se chamou de "reciclagem" no Morumbi com a saída de alguns ídolos. Pontualmente encontramos poucas referências de seus feitos e equívocos nesta época, mas vale destacar que aqui já surgia a obsessão de Juvenal Juvêncio por infraestrutura (provavelmente herdada de seu mentor, Laudo Natel, com o SPFC inaugurando o CT da Barra Funda em 1988.

d) No início sua segunda passagem foi o diretor de futebol e para muitos o grande responsável pela montagem do time que viria a ser campeão Mundial e da Libertadores em 2005. Títulos que premiaram bons trabalhos feitos nos 3 campeoantos Brasileiros anteriores e com uma boa passagem do SPFC pela Libertadores em 2004 (sendo eliminado no último segundo pelo Once Caldas na semi-final).

e) Após o final de sua passagem como diretor foi eleito presidente do SPFC, novamente.
E sua primeira decisão foi trazer para o clube Muricy Ramalho.
Juntos reformularam novamente o time do SPFC após perder jogadores importantes como Cicinho, Lugano, Danilo, Amoroso, etc...
Nessa reconstrução trouxeram jogadores como Miranda, Dagoberto, Borges, Hernanes, etc...
O resultado foi um tri campeonato inédito do SPFC no Campeonato Brasileiro que quase se firmou como tetra em 2009 com o vice-campeoanto (após escândalos no STJD nas rodadas finais contra o SPFC).
Após uma série de insucessos nos anos seguintes voltou a ser campeão pela sul-americana em 2012.

f) Vale ainda Lembrar que sob sua direção o SPFC também inaugurou o CT de Cotia em 2005, chamado de Laudo Natel, e o REFFIS em 2004.

g) Hoje luta para construir uma reforma importantíssima de cobertura do Morumbi e melhorar sua capacidade para shows, um Museu e um Hotel nos arredores do estádio. Tudo isso sem um centavo dos cofres públicos. Arquitetou e continuando lutando politicamente por obras de viabilidade pública para os torcedores terem facilidades de acesso ao estádio com construções de linhas de metrô e veículos leves.

h) Outra característica famosa de Juvenal é seu controle financeiro. Conhecido por instituir tetos salarias no clube e não fazer extravagâncias financeiras, JJ sempre procura bons negócios, alguns sem contrato, outros por empréstimo, priorizando exageradamente a saúde financeira do clube. Neste contexto consegue ainda fazer grandes vendas de jogadores por excelentes valores. Sempre teve aversão a empresários, fato que parece estar mudando recentemente.
Fato é que muitas vezes o torcedor vê isso como um problema ou falta de ambição do futebol, mas a história do SPFC e qualquer gestão administrativa ponderam o contrário.
Gastar dinheiro é fácil. Difícil é economizá-lo, dizem especialistas.
Essa máxima vale e muito no meio do futebol. JJ sabendo que irá sair em 2014 poderia contratar um time galático e terminar sua gestão com chave de ouro em 2013. Deixando todos os problemas para a próxima gestão. Não o fez por estar sempre em dia com as finanças do clube oque é uma qualidade rara entre dirigentes irresponsáveis de futebol.

i) Além de não torrar fortunas com jogadores e salários, JJ investe boa parte do dinheiro do clube em investimentos sólidos e retornáveis como a base do clube e Morumbi.
Em recentes matérias o SPFC investe 15/20 milhões por ano na base e já arrecadou mais de 250 milhões com ela.
Não existe um clube que chegue perto do SPFC neste quesito.
O Corinthians tenta hoje construir um CT nos moldes do rival para tentar concorrer com tamanho sucesso.
No mais os outros clubes ainda estão décadas atrás.
O principal rival do SPFC nas categorias de base são os empresários.

j) Além de toda construção de elencos que passa diretamente por JJ ele foi o grande responsável por sustentar Muricy Ramalho durante 3 anos. Diante de resultados negativos na Libertadores a diretoria pressionou o presidente a demiti-lo inúmeras vezes. Sozinho, sempre bancou o treinador e era recompensado com novos títulos brasileiros.

l) Quando JJ retornou ao SPFC como dirigente o clube não ia a Libertadores há 10 anos. Com ele o time se classificou 7 vezes seguidas para a competição + 1 em 2013. 1x Campeão, 1x Vice, 2x Semifinais, 3x Quartas-finais, 2x Oitavas.

m) JJ como poucos no clube tem grande influência na política. Como já descrito no seu histórico, tem boa passagem e contatos entre políticos renomados do país, coisa que nenhum dos seus possíveis sucessores tem.

n) JJ sempre foi elogiado por ser um presidente de vestiário, que cobra e está sempre presente com seu elenco e muitas vezes foi apontado como diferencial em palestras e "premiações" aos jogadores pós-jogo.

o) Foi um dos poucos, senão o ÚNICO, dirigente a peitar e não servir Ricardo Teixeira e a Globo. Pagou um preço alto por isso, mas se posicionou contra um dos maiores corruptos deste país. Seja lá qual for sua interpretação do ocorrido, nada muda as boas posturas que teve nesta questão.

p) JJ foi o primeiro presidente a conseguir transformar um estádio privado em uma arena multi-uso e aumentou os rendimentos com o estádio em 10x nos últimos tempos. Tanto é que Palmeiras e outros clubes estão correndo atrás para modernizar seus estádios e torná-los palcos de eventos e shows.
O SPFC corre para aprimorar ainda mais toda sua estrutura e não ser ultrapassado por rivais.

q) Foi um dos primeiros clubes a investir e conseguir resultados com o departamento de marketing. Atualmente, com os fracos resultados, desmoronou. Porém, ainda neste ano, contratou Ruy Branquinho para o cargo, nome dos mais renomados no setor.

3 - OS ERROS

Primeiramente os resultados:
a) Como dirigente seus piores trabalhos foram:
Ano de 1984 (pegou no final).

b) Como presidente seus piores trabalhos foram:
1988 (contratou o craque Bobô, mas não vingou), 1990 (só até Abril, mas do famigerado "rebaixamento" do SPFC no Paulista - o que é mentira), 2010, 2011, 2013 (até agora).

Administrativamente/Politicamente
c) Mudança no estatuto do clube alterando o mandato presidencial de 2 para 3 anos.

d) Famoso GOLPE dado no estatuto para autorizar seu terceiro mandato. Uma mancha irreparável na história do clube.

e) Depois da decadência pós tri-campeonato brasileiro começou a agir de forma totalmente contrária aos pilares que trouxeram todo sucesso ao SPFC nesta administração. Entre eles:
e1) Trocas de técnicos quase que semestralmente e apostas em treinadores sem experiência;
e2) Trocas de jogadores em demasia;
e3) Falta de critério nas contratações e dispensas. Jogadores de baixa qualidade, muitas apostas, posições carentes não são resolvidas, falta de sintonia com os treinadores, etc...
e4) Não acompanhou o crescimento econômico do país e o clube começou a perder os grandes nomes do futebol para grupos econômicos e empresários.
e5) Sofreu/sofre com empresários no futebol. O SPFC foi ficando sozinho e perdendo espaços no mercado de transferência. Ligação do Eduardo Uram se intensificou e péssimas transações foram feitas com esse empresário. Exemplo maior e atual: Juan;
Hoje o time se fortalece com a DIS e começa a deixar de lado toda política de independência no futebol.
e6) Mandou embora quase toda comissão técnica fixa de preparadores, médicos e fisiologistas que fizeram história no SPFC. Alguns por justa causa, outros não. Não substituiu com nomes a altura daqueles que saíram e o clube perdeu qualidade.
e7) Apesar da política econômica de segurança e responsabilidade ser correta, a parte financeira do SPFC tem pontos suspeitos e com pouca clareza.
Os últimos balancetes apontam um acréscimo considerável de empréstimos e dívidas, apesar dos lucros terem aumentado significativamente.É o 2o time que mais arrecada no Brasil, mas é um dos que mais aumentaram seus débitos.
e8) Trouxe o inexperiente e incompetente Adalberto Baptista para o cargo de maior importância no futebol.
e9) Marginalizou o Marketing.
e10) O sucesso e poder lhe subiram a sua cabeça e se tornou extremamente arrogante e prepotente. Fez inimizades em quase todos os cantos do futebol com dirigentes e clubes.
e11) Errou ao tirar brigar com o Corinthians no aluguel do Morumbi. Além de renda, abriu-se espaço para eles irem atrás de um estádio próprio.
e12) Apesar de correto em muitos atitudes no tema Copa do Mundo e Ricardo Teixeira, abriu brecha para o Corinthians crescer nesta situação com Andres Sanches.
Foi no seu deslize, descuido e arrogância que o time rival cresceu.
Poderia ter evitado muitas coisas que vieram a acontecer.
e13) Apesar de ter uma sólida política salarial com teto, paga salários absurdos de 200/300 mil reais para jogadores como Juan/Cléber Santana/etc...
e14) Além disso e de investir pesado na base, cometeu uma das maiores contradições e burrices. Não aumentou o salário de 10mil reais do Oscar e deu-lhe a oportunidade legal de sair do clube.
O SPFC perdeu mais de 50 milhões nesse equívoco e um jogador da base que poderia ter lhe trazido títulos.
e15) Interferiu várias vezes no comando do time de forma equivocada e se omitiu/não resolveu problemas importantes como as irresponsabilidades de LF.
e16) Demitiu publicamente 7 jogadores, alguns que não deveriam sair, não contratou ninguém de respeito para seus lugares e ainda arrumou uma confusão que pode tirar LF do clube.

f) é uma pessoa de 81 anos e deveria ter saído para outros mais jovens darem sequência ao cargo do clube.

g) Outro fato marcante e ruim nas gestões de JJ foram os campeonatos mata-mata.
Uma série de derrotas na Libertadores, Copa do Brasil e poucos títulos Paulistas.

h) Forma ditatorial de administração, extremamente centralizada e imperialista.

Enfim, essas são muitas das atitudes do Sr. Juvenal Juvêncio.
E tive que acelerar no final, dado o gigante tamanho do texto e meus compromissos. Depois até editarei e adicionarei outras partes.
Ele não é só erros, nem só acertos, mas cada um tem sua avaliação final sobre o mandatário tricolor.
A minha avaliação é que ele foi sim um dos melhores dirigentes da história do futebol brasileiro e do SPFC, mas que seu tempo já passou, que não acompanhou mudanças importantes no cenário nacional do futebol e do país, que se entorpeceu pelo poder e pelo orgulho, e que hoje prejudica e muito o nosso clube.
Mas esquecer tudo que ele já fez pelo SPFC é impossível e injusto.

Deixem seus comentários no blog ou no site SPFC.net.
Mais tarde volto para dar sequência ao debate.
Abraços.
PliniaO!

4 comentários:

  1. Rodrigo São Paulino10 de junho de 2013 às 15:46

    Fala PliniaO,

    Passando por aqui tb pra te dar um abraço e parabenizar pelo excelente texto.

    Sou 100% com vc.

    "ele foi sim um dos melhores dirigentes da história do futebol brasileiro e do SPFC, mas que seu tempo já passou, que não acompanhou mudanças importantes no cenário nacional do futebol e do país, que se entorpeceu pelo poder e pelo orgulho, e que hoje prejudica e muito o nosso clube." !!!!

    Forte Abraço,

    Rodrigo_Sao_Paulino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo !! Primeiramente gostaria de agradecer o PRIMEIRO comentário aqui no blog.
      Sou muito grato, parceiro, e sinta-se a vontade para mandar, criticar e comentar o que quiser sempre.
      Obrigado também pelos elogios !!
      Forte abraço, parceiro

      Excluir
  2. Posso copiar o comentário do spfc.net? Acho que sim.

    Mais um manual de conhecimento Plínio. Texto magnífico.

    Enfim, ele foi um diretor de futebol excepcional.

    Como presidente não foi tão bem no futebol, mas ótimo para o patrimônio físico do clube.

    Sim, um dos maiores da história. Foi um herói. Hoje, tem atrapalhado muito e deixará sua história com nódoas a se lamentar.

    Um dos mais belos textos que já li sobre o São Paulo Futebol Clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, meu caro!!
      Ainda mais sendo o comentário de quem é !!
      Satisfação enorme e não canso de repetir.
      Espero que tenha gostado do display aqui no blog.
      Acho que fica mais ilustrado e mais suave para ler.
      Menos cansativo, ainda mais para textos longos como o meu.
      Abraços

      Excluir