quarta-feira, 5 de junho de 2013

SPFC x Goiás - Muricy? Fora JJ?

Boa noite companheiros do site.
Para virarmos o disco sobre o assunto Cicinho (depois de posts e mais posts ) vem a análise do jogo de agora: SPFC x Goiás.

1 -  Sobre a partida


Resultado de 1 x 0 para o Goiás, um dos lanternas neste início de competição, em casa.
Para se ter ideia da partida que o SPFC fez eu vou descrever primeiro o que vi do time do Goiás.
Um time fraquíssimo. Tão fraco e limitado que terá que lutar MUITO para não cair. Jogou a partida inteira (os 90 minutos) com os 11 atrás da bola e mesmo assim deu espaços para 23 finalizações do SPFC. Não vi um jogador diferenciado e é fraco coletivamente.
Agora os que não assistiram o jogo imaginem como o SPFC jogou para perder desse time em casa. Foram 3 pontos jogados na lata de lixo e que já estragam a boa campanha que o time vinha fazendo nesta pré Copa das Confederações. Uma vergonha literalmente. Inaceitável.

2 - Notas dos jogadores 

RC - 7.0 - não teve culpa no gol e fez algumas boas intervenções. Piorou nos passes e não foi bem nas faltas batidas.

Paulo Miranda - 6.0 - foi o melhor zagueiro do SPFC o que não quer dizer muita coisa. Pelo menos combateu bem os atacantes e impediu alguns contra-ataques nas costas de Juan. Chutões para frente desnecessários.

Lúcio - 3.0 - Partida muito fraca do nosso "xerife". Foi totalmente displicente no gol goiano e foi um dos grandes responsáveis pela derrota. Além do gol perdeu várias outras bolas, voltou a dar arrancadas e mais arrancadas inúteis, atrapalhou o ataque, enfim, péssimo. Longe do belo início de campeonato que vinha fazendo.

Douglas - 6.0* - Não fez nada de muito diferente do que já vinha fazendo, ou seja, não jogou bem. Errou passes tolos, não ajudou no ataque, apenas 1 bom chute, nenhum cruzamento, totalmente sem confiança, enfim, uma lástima não termos outro jogador para colocar no seu lugar. A bola está queimando no seu pé...
* Correção: Dei mais 1 ponto ao jogador por justiça. Salvou gol certo de Hugo na linha.


Juan - 4.0 - Esse não decepcionou!! Jogou exatamente o que sabe...quase nada. Só ficou na frente e deu um trabalho absurdo para o Paulo Miranda cobri-lo. No ataque vimos o que já estamos cansados de saber. Só se movimenta para o meio, cruzamentos horríveis, passes errados e de quebra um gol perdido de forma inacreditável. Mas eu nem fico bravo com ele. Fico revoltado com quem o colocou lá.

Wellington - 2.0 - Esse caiu de um abismo e ainda não achou o caminho de volta. Não acerta passes de 1 metro. Marcação só chega atrasado e é outro que está com 0 de confiança. Terrível hoje.

Rodrigo Caio - 7.0 - Jogador seguro, sério, não está mais afobado. Um dos poucos lúcidos em campo.

Maicon - 2.0 - Morto, lento, um pavor. O gol saiu com uma falta tosca que ele fez na lateral com 1 minuto de jogo. Não ajudou em nada e cobrou algumas bolas paradas de forma bisonha.

Ganso - 5.0 - É lento, mas tentou buscar o jogo, não erra passes de 1 metro como seus companheiros, e as condições da partida prejudicaram seu estilo de jogo. Mas também precisa melhorar e chamar mais a responsabilidade. Chutar de fora da área também. Ser mais intenso.

Osvaldo - 5.0 - Infelizmente é outro que caiu de produção após seleção brasileira. Rápido, mas perdeu muitas bolas. Também foi muito mal nos passes e cruzamentos. Está manjada a jogada do SPFC: Bola no Osvaldo.

LF - 7.5 - Disparado o mais lúcido do time. Bons passes, proteção de bola, sofreu faltas e tentou finalizações.
Isso tudo sempre no meio de 3 zagueiros e com poucas bolas no seu pé. Imagino a raiva que ele deve ter passado hoje com esse time.

Caramelo - 3.0 - Não vou julgá-lo por hoje, mas seu cartão de apresentação foi horrível. Sentiu o peso da camisa absurdamente.

Aloísio - 6.0 - Batalhou e o time até criou algumas chances melhores com ele campo. É um dos poucos que tem vergonha na cara e corre, marca, dá o sangue. Não é brilhante tecnicamente, mas hoje, com esse elenco, é titular.

Silvinho - Sem nota - Entrou no final e só teve tempo de correr, perder bolas, e dar alguns péssimos chutes para estragar alguns ataques. É outro que vai precisar de tempo e adaptação para vingar, se vingar.

NF - 2.0 - Insistiu, insistiu, insistiu, no 4231 o ano todo. Teimou até onde não dava mais. Aí, hoje, contra um dos lanternas, em casa, e com o Aloísio vindo numa boa sequência, escolhe o Maicon.
O time não tem UMA jogada ensaiada, trabalhada. Somente bola no Osvaldo. E faz muito tempoo isso.
Hoje tirou o Douglas, depois voltou com Caramelo, não consegue fazer esse time ter um pingo de garra e reverter placares adversos.
Vai perdendo todo respeito que conquistou no ano passado.
O SPFC vai lá e contrata um dos poucos jogadores mais promissores do campeonato, Roni, e nem no banco ele coloca o jogador.
O trabalho é confuso e o time não evolui em 2013.
E esta avaliação não é feita só agora na derrota. Contra a Ponte o time tomou sufoco, contra o Vasco foi muito mal no primeiro tempo, contra o Atlético/MG foi razoável, fora os péssimos resultados na Libertadores e Paulistinha.
Ainda não peço sua saída, mas melhorar é preciso. Urgente.

3 - Táticas


O SPFC jogou hoje num 442 - Losango.
Wellington e Rodrigo Caio revezavam a função de primeiro volante e completavam a segunda linha do meio.
Maicon fazia uma função de terceiro homem de meio campo e deveria ajudar na armação.
Ganso ficou com a incumbência de pensar e criar as jogadas ofensivas.
Osvaldo deveria cair pelos 2 lados do ataque.
LF o centro-avante.

O que deu certo?
Bolas no LF. A maioria o jogador conseguia dominar e sofria faltas ou achava outros companheiros bem posicionados. Chamava 2/3 jogadores na marcação.

O que deu errado?
Todo o resto.
Com um gol tosco logo no início o Goiás ficou a partida toda com 11 jogadores na defesa e complicou o ataque são-paulino.
Ganso não tinha espaço para enviar bolas, as jogadas em Osvaldo ficaram óbvias e a bola ficava com o SPFC, mas não ia a lugar algum.
O lado direito ficou um buraco já que Douglas pouco aparecia na partida e na esquerda ficou dobrado, já que Osvaldo e Juan ocupavam quase que o mesmo espaço.
Os volantes são-paulinos, como sempre, quase nada contribuíram para o ataque. Nem passes, nem chutes, nem infiltrações, facilitando a marcação goiana.

Retrato do primeiro tempo com a bola:
São Paulo FC 4-4-2 football formation
Time desorganizado e mal distribuído taticamente.
Juan muito a frente e ocupando o mesmo espaço de Osvaldo.
Lúcio abandonando a zaga e impedindo as subidas do Douglas.
Volantes que não ajudam o ataque.
Maicon nulo.

Como deveria ser:
São Paulo FC 4-4-2 football formation
Seguindo o cartilha básica de futebol, quando se enfrenta um time retrancado e com 11 jogadores atrás da bola deve-se priorizar as laterais com Juan e Douglas.
Lúcio deveria ter jogado como ZAGUEIRO que é, cobrindo as subidas de Douglas. Tal como fez o Paulo Miranda e não ficar arrancando ao ataque e fazendo papel de meia.
Wellington ou Rodrigo Caio deveriam fazer o papel de volante centralizado, cobrindo os contra-ataques conforme o lado da jogada.
O outro e Maicon deveriam ajudar MUITO o ataque, com infiltrações e tabelas com Ganso para surpreender a defesa, e recompor rapidamente nos contra-ataques. Revezando. Ora infiltrava o Maicon ora o Rodrigo Caio, por exemplo. E o outro ficava na recomposição.
E ao invés de jogar com LF centralizado, dois atacantes na área adversária para os cruzamentos e bolas enfiadas por cima ou pela diagonal (vindo das laterais).
Também deveriam arriscar chutes de fora da área.
Nada disso aconteceu.

2o Tempo:
São Paulo FC 4-4-2 football formation
NF tirou Douglas e colocou Aloísio para tentar resolver o buraco pelo lado direito (mesmo ele não sendo especialista como ponta direita).
O time melhorou um pouco, Aloísio teve 2 boas oportunidades, mas ainda assim o meio estava complemente dominado pelo batalhão goiano. Os volantes e Maicon não ajudavam. Lúcio continuava atrapalhando no ataque.

E depois foi para o tudo ou nada, voltando com Caramelo(?), colocando Silvinho e passando Rodrigo Caio para LE (? Foi isso mesmo que vi).
São Paulo FC 4-4-2 football formation
Já era tarde, o time estava bagunçado, só corria e não chegava a bola nos atacantes.

Minha alternativa para o segundo tempo:
São Paulo FC 3-5-2 football formation
Tiraria o Juan e colocaria Aloísio.
Tiraria o Maicon e colocaria Edson Silva.
Jogaria no 3-5-2 com Osvaldo fazendo a ala esquerda (já que ele só fica por ali mesmo) e Douglas a ala direita. (se Douglas continuasse mal, tiraria ele e colocaria Caramelo ou Silvinho)
Edson Silva e Rodrigo Caio cobririam o lado esquerdo.
PMiranda e Wellington o lado direito.
Lúcio na sobra mais adiantado como queria.
Obrigaria os volantes a se revezarem no ataque conforme o lado do ataque.
E incentivaria os cruzamentos e bolas enfiadas para Aloísio e LF.
Isso tudo nesta partida, apenas, porque o time goiano estava com TODOS na defesa.

4 - Muricy? Fora JJ?

A torcida pediu, mais uma vez, por Muricy e fora JJ.
O primeiro é consequência do segundo.
NF pode não ser o técnico dos sonhos, mas não é o principal culpado.
Uma diretoria que tem a cara de pau para dispensar 7 jogadores e traz, junto com seu treinador, 5 jogadores que ainda não estão prontos da base, reintegra Juan, e contrata Roni, Silvinho, Caramelo e Reinaldo queria o que?
Que o time já estivesse voando e fechado?
Esses são os reforços pontuais que prometeram? Que viriam para resolver?
Não quero queimar nenhum desses jogadores tão cedo, mas era óbvio que eles vão precisar de tempo. Assim como é óbvio que no meio de tantas apostas, a maior parte delas não dará certo.

Complicado é acertar um time com tantas ingerências da diretoria...
Um elenco que há tempos carece de um LD.
Que agora carece de LE.
Que carece de um bom primeiro volante. E de um segundo volante.
Que carece de um jogador mais dinâmico entre o meio e o ataque para tentar substituir a lacuna deixada por  Lucas.
Que carece de comando e tranquilidade da sua diretoria.
O final da gestão JJ está sendo pavorosa.

E quem sofre é o torcedor....
Noite difícil de esquecer, companheiros. E eu vou lembrar desses 3 pontos todas as vezes que olhar a tabela do campeonato brasileiro.
Abraços e deixem seus comentários.
PliniaO

Nenhum comentário:

Postar um comentário